Novidades Limpeza Pura

Conceito sobre pisos escorregadios


Conceito sobre pisos escorregadios
segunda-feira, 15 de julho de 2013 - Por Limpeza Pura

Ainda é pequeno, mas está crescendo o número de grupos de “consultores”, “laboratórios independentes” e “experts em escorregamento”,que estão divulgando a capacidade de atestar a segurança em pisos molhados. Todo proprietário de loja ou gerente de negócio no país, quer ouvir que o piso molhado deles são “seguros” e não escorregadios, e isto é estória para vender às pessoas. O problema é que a ciência não dá sustentação a esta estória e as pessoas estão sendo arrastadas por um falso senso de segurança. 

Pisos molhados não são seguros, com ou sem acabamentos. A menos que tenha uma textura ou sistema que escoe a água e permita que os materiais de solados tenham contato direto com a superfície do piso. Pisos molhados que não tenham uma textura suficiente, podem ter um valor de coeficiente de fricção adequado, mas eles ainda continuam inseguros devido à aquaplanagem. Uma vez que os pés do pedestre aquaplanam, eles não estão mais em contato com, ou caminhando sobre a superfície do piso/acabamento, e portanto, o escorregamento ocorre.

Eu prefiro colocar este conceito comparando com os pneus de carro. Sob condições normais de corridas, carros de Fórmula 1 ou NASCAR correrão com pneu absolutamente lisos (pneus sem “ranhuras”). Por quê? Porque eles têm mais superfície de borracha (área) em contato com o material da pista. NASCAR não correm com pista molhada, mas assim que o pessoal da Fórmula 1 percebe nuvens ou em certas pistas, eles correrão com pneus com as ranhuras. Ranhuras proporcionam um canal ou sistema que expulse a água da chuva de forma que o pneu fica em contato com a pista.

Todos nós já vimos, e ainda, alguns de nós já teve experiência, sobre o que acontece quando até mesmo o pneu mais aderente perde seu contato com a pista. Uma vez que um carro aquaplana, não há nada que você faça para evitar que aconteça, pelo menos alguma forma de escorregamento, e o mesmo conceito continua verdadeiro para os pés humanos em locomoção.